Responsabilize-se pela sua vida

Muitas vezes na vida temos a tendência de atribuir aos outros a culpa pelos nossos próprios fracassos, sem perceber que somos nós mesmos quem estamos perdendo com essa atitude.

Culpar os outros não resolve o problema, não ameniza a dor e é o caminho mais rápido para o fracasso. Isso não só desvia o foco do verdadeiro responsável como atrapalha a chance de crescer e ter sucesso.

É isso que chamamos de ser responsável pela sua vida. Ou seja, você é o único responsável pelo seu sucesso. Não adianta culpar Deus, o governo, o seu chefe ou até mesmo os seus pais. Não adianta culpar a falta de oportunidades, o ambiente em que você nasceu, a educação que teve. É claro que todos esses fatores influenciam quem você é, mas não devem definir absolutamente quem você será.

Por exemplo, jogar na mega-sena é transferir para os outros uma responsabilidade sua. Atribuímos a responsabilidade à sorte de enriquecer e assim nunca poupamos ou investimos com a dedicação necessária para alcançar tal resultado. Esperamos ser ricos, mas a responsabilidade não é nossa e sim da sorte; e é por isso que nunca alcançamos a riqueza. A conscientização de que você precisa assumir a responsabilidade sobre tudo o que acontece na sua vida é fundamental.

Disponibilizo aqui 10 dicas para você assumir o controle de sua vida e ser auto responsável:

  1. Não existe desculpas para o fracasso: ou você conseguiu ou não conseguiu. Seja consciente e pé-no-chão;
  2. Você está no comando, então apenas você é responsável pelo seu sucesso e pelo alcance dos seus objetivos;
  3. Caso você não consiga algo, não culpe os outros, não culpe Deus, não culpe o governo ou seus pais. A responsabilidade pelos seus resultados é totalmente sua. As condições são exatamente essas, cabe a você superá-las ou não. Não viva contando com milagres ou intervenções, se eles vierem serão elemento extra;
  4. Um passo de cada vez pois você não chega longe de um dia para o outro. O sucesso vem ao longo do tempo como consequência de muito trabalho;
  5. Não basta trabalhar duro, tem que trabalhar com racionalidade e inteligência;
  6. Planeje sua vida e seu futuro e não conte com a sorte, formalize seu planejamento pessoal de vida;
  7. Boa parte de quem você é ou será é fruto do que você sempre acreditou ou achou que conseguiria;
  8. Você tem que tornar seus sonhos mais do que meros desejos: você deve torná-los objetivos e metas específicas e quantificadas;
  9. Você não pode ter tudo, então tenha foco e invista pesado em objetivos precisos;
  10. Reconheça quando estiver errado e recomponha seu comportamento e caminho a seguir. Isso não é sinal de fraqueza, mas demonstra força de caráter e capacidade para corrigir o prumo e ajustar as velas; isso mostra que é você quem está no comando.

EDUARDO RAPANELLI

2018-09-11T12:00:34+00:00