Deu branco, e agora?

Você já se esqueceu qual seria o próximo tema a abordar durante uma apresentação? Já se esqueceu até mesmo da sequência lógica de pensamentos e ideias que estava expondo?

Em momentos como esse, você passa a impressão de falta de conhecimento ou de ser uma pessoa que não consegue se expressar de maneira clara, objetiva e assertiva a mensagem que quer passar.

A boa notícia é que todos nós estamos sujeitos a enfrentar um lapso de memória momentânea.

 

Caso você tenha receio de esquecer a sequência da exposição, não se pressione tentando lembrar das etapas que irá cumprir, leve um roteiro ou anotações que possam ser consultadas de forma sutil e elegante nos momentos de angústia.

O pior que você pode fazer é ficar repassando todos os detalhes da sua apresentação minutos antes que ela ocorra. Essa atitude só contribuirá para aumentar o seu nervosismo e a sua ansiedade, o que poderá prejudicar o seu desempenho.

A melhor hora de estudar sua apresentação é no momento da confecção, nos dias ou nas horas anteriores ao evento.

Uma dica muito útil e que ajuda nos momentos mais difíceis é montar uma ficha de apresentação colocando as principais ideias, a sequência da sua apresentação e alguns detalhes que queira explorar com o público.

Por incrível que pareça, nesses momentos de branco respirar fundo ajuda, pois faz com que você se acalme, oxigena melhor o sangue e evita que você entre em desespero.

Outra dica na hora do branco é desenvolver novamente o tema anterior e tentar relaxar interagindo com público, perguntando se alguém tem alguma dúvida ou contando algo engraçado.

Você também pode repetir a última frase que pronunciou como se fosse dar ênfase, e isso acaba ajudando a relembrar e a dar sequência ao seu pensamento.

Caso nada dê certo, cite que vai abordar um outro tema mais importante e retornará mais tarde ao assunto que está faltando, dando o famoso “Migué”.

Espero que tenha gostado e que eu tenha ajudado você a lidar com o “branco” e a enfrentar o medo de falar em público.

LEANDRO GREGORUT

2018-09-06T00:43:20+00:00