Como utilizar as emoções de forma correta

Uma das emoções básicas do ser humano é a tristeza. Mas por que nos sentimos tristes?

Tristeza é uma emoção que faz parte de todo ser vivo que possui um mínimo de consciência. Ela nos ataca em diversos momentos da vida e pode ser desencadeado por diversos fatores.

Você pode ficar triste porque seu time perdeu, por alguma frustração, por ter brigado com alguém com ou sem motivo, pela perda de um ente querido ou até mesmo sem nenhum motivo aparente. O problema está em como lidar com essa emoção, pois a tristeza muitas vezes nos paralisa e se não lutarmos para sair desse estado as coisas podem se complicar.

De uma tristeza mal resolvida pode manifestar uma depressão e um quadro muito mais sério pode ser instalado.

Por outro lado, se soubermos tirar proveito desse estado de tristeza podemos melhorar a forma a qual lidamos com nossas emoções, pois elas também servem para nos proteger se forem utilizadas para nossa evolução.

E como podemos tirar proveito da tristeza se ela é uma emoção que não queremos sentir?

Podemos identificar aquilo que nos causou tristeza e em um estado rico de recursos é possível ressignificar o fato ocorrido, olhar de outra forma e entender que a vida continua apesar estarmos experimentando qualquer tipo de emoção.

Aceitar que nada dura para sempre e mudar a ótica do modo que observamos os acontecimentos pode nos dar um novo significado à vida, aproveitando ao máximo as pessoas que gostamos, as coisas que fazemos e onde estamos.

Emoções surgem a todos os instantes. Procure aprender com cada uma delas e faça a vida acontecer do jeito que você sempre sonhou.

EDUARDO RAPANELLI

2018-09-06T00:45:49+00:00