Como desenvolver uma boa comunicação no Trabalho

A boa comunicação é uma habilidade muito importante em qualquer ambiente com interações humanas. No entanto, quando se trata de comunicação no local de trabalho, a boa comunicação é um elemento essencial para o sucesso dos negócios.

No trabalho, uma boa comunicação não se limita apenas a mitigar o conflito (embora esse seja um benefício importante da comunicação efetiva). Ela também é um fator importante no relacionamento com os clientes, na lucratividade, na eficácia da equipe e no engajamento dos funcionários.

 

  1. Uma boa comunicação atenua o conflito

Uma das vezes em que é mais provável que uma organização busque treinamento em comunicação é quando há uma clara tensão ou conflito no local de trabalho. Independente do conflito, a comunicação é geralmente um fator subjacente.

Os conflitos geralmente se resumem a:

Incompreensão / Sentir-se incompreendido. Mesmo quando alguém sente que está se comunicando bem, se a pessoa com quem está falando tem um padrão de comunicação diferente pode gerar mal-entendidos. Se você conseguir identificar padrões de comunicação e fazer pequenos ajustes, novas informações podem ser distribuídas de uma maneira que seja fácil e clara de entender, e o ouvinte poderá comunicar melhor essa compreensão. 

Não entendendo como os outros se comunicam.A falta de comunicação também se resume a padrões de comunicação. Quando uma pessoa não foi submetida a um treinamento de comunicação individual ou de equipe, ela acaba utilizando próprio padrão de comunicação, ao invés de considerar o padrão de comunicação do receptor.

Alguém sentindo que suas necessidades emocionais não estão sendo atendidas ou estão sendo desconsideradas.Se por exemplo um funcionário se sente desrespeitado, explorado ou desconsiderado, isso pode causar tensão ou conflito. Uma equipe com boa comunicação estabelece as bases para expressar e compreender as necessidades, o que também aumenta o envolvimento e o desempenho dos funcionários.

 

  1. Uma boa comunicação aumenta o envolvimento dos funcionários

Comunicar é mais do que apenas falar. Comunicar é sobre se conectar com as pessoas. Um dos benefícios mais poderosos de uma melhor comunicação no local de trabalho são os funcionários mais engajados. Os funcionários estão mais envolvidos em seu trabalho e podem se alinhar melhor com os objetivos e metas da empresa. Quando uma cultura de boa comunicação é estabelecida em uma equipe ou local de trabalho tudo melhora.

A comunicação pode melhorar o envolvimento dos funcionários das seguintes formas:

  • Oferecendo ferramentas para entender melhor as necessidades e os objetivos de seus funcionários;
  • Permitindo que você entenda melhor o que motiva e satisfaz o funcionário;
  • Melhorando a compreensão dos talentos e habilidades dos funcionários que, de outra forma, poderiam passar despercebidos;
  • Cultivando talentos e habilidades de uma maneira que os desenvolva de acordo com os objetivos da empresa;
  • Melhorando a conexão entre colegas de trabalho para um ambiente de trabalho mais positivo e satisfatório;
  • Melhorando o relacionamento com gerentes e líderes.

 

  1. Uma boa comunicação melhora o relacionamento com o cliente

Este é um item importante caso tenha funcionários voltados para o cliente, já que as interações com o cliente geralmente são a diferença entre um cliente satisfeito e um cliente descontente. Quando seus funcionários são treinados para se comunicar de forma mais eficaz e se conectar com os outros, eles podem:

  • Mitigar e resolver conflitos;
  • Entender as necessidades do outro;
  • Ajudar o cliente a se sentir compreendido;
  • Apresentar novas informações de forma que o cliente seja mais receptivo.

Uma boa comunicação não se limita somente em ser capaz de apresentar informações e ideias de maneira mais precisa e concisa. Também não se trata apenas de mitigar conflitos ou criar um ambiente de equipe mais positivo. A comunicação é essencial para as vendas, o relacionamento com os clientes, o desenvolvimento da equipe, a cultura da empresa, o engajamento e o comprometimento dos funcionários e o pensamento inovador.

DOUGLAS ROVIANO

2018-09-06T00:46:52+00:00